sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Enquanto Você Dormia


Um dia você acorda. Acorda pra vida. Acorda de um sono que nem sabia que estava dormindo. Você, que sempre se gabou de ter sono leve, dormiu demais, perdeu a hora, mas antes tarde do que nunca. Você acorda com o rosto inchado e a boca seca, lava o rosto com água gelada, lava a boca pra tirar o gosto ruim de boca adormecida – fechada por tanto tempo para aquilo que você não disse, não provou, não riu. Acorda com a dor de cabeça típica de quem dormiu demais e com o corpo dolorido, entrevado, castigado pela ausência de todas as danças que você não dançou, de todos os lugares que você não visitou, de todas as vezes que você não mergulhou no mar, na vida, na panela de brigadeiro – mergulhar vale a pena até quando a gente toma um caldo aqui e ali.Concordo com você: dormir demais dá uma ressaca dos infernos. Pior que misturar cerveja com vinho doce. Pior que vodca vagabunda. Pior que visualizar e não responder. Muito pior. 

Aí você acorda e tenta se atualizar, liga a tevê, lê os jornais, pega uma revista, feicebuque, uatisápi, bate um papo com o pessoal que sempre sabe tudo o que está rolando – e percebe que, enquanto você dormia, tanta gente casou, nasceu, morreu, aconteceu uma revolução, brincadeira virou trollagem, o que era sério virou brincadeira, o que era legal virou crime e vice-versa, o salário, ó, a moda ficou muito estranha e as pessoas mais ainda, o preço do quilo do tomate disparou, o dos imóveis nem se fala, o Rio de Janeiro continua sendo mas o ser humano nem tanto, e o mais inquietante: percebe que uma boa parte da sua vida passou. Acontece. Você acordou, é o que interessa. 

Agora é vencer a inércia, levantar, tomar um banho (de chuveiro, de sal grosso, de sete ervas, de coragem, sobretudo), chutar pra longe o travesseiro e os lençóis, chutar uma parede imaginária, chutar o pau da barraca, chutar o balde. E, por fim, chutar a gol. Dá tempo. 



Vai um café?




Imagem: DeviantArt


5 comentários:

Aline Azevedo disse...

Que texto mais lindo!

Deixa eu te contar uma história que, provavelmente, você não quer saber. Eu estava chorando. Muito. Há duas horas atrás, porque a vida me dá muitos caldos, como você disse aí. E sem a menor vontade de acordar e viver. E chutar tudo que tiver que chutar. E seu texto me veio como uma luva. Como um p, na verdade. E me deu vontade de sair por aí e tentar ser feliz também. Ainda dá tempo, afinal.

Obrigada por isso. :)

Aline Azevedo disse...

como um presente, na verdade** só foi o p! ):

Flávia disse...

ALINE, linda! Obrigada por me deixar saber da sua história. Obrigada por me deixar saber que, sem tomar conhecimento, pude fazer parte dela e mudá-la para melhor. Fiquei realmente feliz. Apareça, você será sempre bem vinda.

Beijo!

Ricardo Dib disse...

Acordar poder ser uma provação muito dura, principalmente quando eu tenho que encarar uma realidade que julgo ser pesada demais pra mim. Aí o despertar se faz penoso...
Mas nada que um bom sacode, um chuveiro frio e uma boa caneca cheia de café forte não resolva. Melhor ainda é ter alguém pela qual valha a pena estar desperto.

Firenze disse...

Texto tão gostoso de ler...