quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Guirlanda e Luminárias DIY - customizando o Natal

Depois que minha filha começou a caminhar (e a fazer bagunça), muita coisa na minha casa precisou ser repensada. Uma delas foi a decoração de Natal - tínhamos uma árvore de Natal de 210 centímetros, que optamos por não montar nesse fim de ano porque seria extremamente perigoso deixá-la ao alcance de um bebê ávido por explorar cada cantinho do ambiente. Por outro lado, meu filho mais velho ficou indignado com a hipótese de um fim de ano sem pinheiro natalino, e a solução foi comprar uma árvore pequenininha(e enfeites proporcionalmente menores), que pudesse ser acomodada em um local fora do alcance da nossa toquinho. Árvore comprada e enfeitada, o dilema: fazer o quê com a montanha de enfeites antigos? Simples: customizar! 

Sempre tive o sonho de ter uma guirlanda rústica, única, personalizada e feita especialmente para nossa casa. Meu marido, então, preparou a base com cipó trançado e galhos de cipreste; "domei" a folhagem com uma fita fina de cetim verde, preparei os laços para o topo, finalizei com os adornos da decoração antiga e vi surgir a guirlanda mais linda que já tivemos - a um custo que só não foi zero porque utilizamos os arranjos de flores que originalmente tinham sido comprados para a árvore nova, mas acabaram sobrando. 

nossa guirlanda rústica, feita com cipó trançado, galhos de cipreste
e enfeites reaproveitados.



Pronta a guirlanda, partimos para a customização de uma luminária. Tenho o hábito de guardar as garrafas de vidro (de água, suco de uva, cerveja, vinho) para reutilização, e encontrei duas garrafas bem bonitas de vidro verde, já higienizadas e secas, que foram recheadas com pisca-pisca colorido (aquele simples, de 100 luzes) e receberam uma carinha de Papai Noel em feltro, cada uma. O custo foi zero, já que dispúnhamos de todos os itens em casa, e o resultado ficou, apesar de simples, muito bonito!


Luminária de garrafa de vidro verde e pisca-pisca. Ao lado, a caixa-pedestal também
DIY, revestida com papel e com desenhos feitos com cola dimensional pela meninada. 


 O mais legal de fazer seus próprios enfeites, além de economizar um bom dinheiro, é reunir a família para por a mão na massa e deixar tudo com um pouco de cada um. Faz uma baguncinha, mas é uma delícia ver todo mundo envolvido na organização desta data tão especial. Basta soltar a imaginação: não tem cipó? Improvise uma armação com arame trançado ou palha! Não tem cipreste? Dá para utilizar outras folhas e flores secas, estopa e chita! 

E aí, se animou para entrar na onda DIY nesse Natal? 

2 comentários:

Canal Cereja disse...

Como vocês são criativos! Amei a guirlanda. Essa época é tão divertida tanto para as crianças quanto para nós, adultos. Amo essas decorações com brilhos. Aqui em casa vamos montar essa semana a árvore ainda. Boas festas flor. Bjoooos :*

Jaya Magalhães disse...

Flavinha,

Você voltou! Quando li seu comentário um tempo atrás, fiquei logo curiosa. Dei uma espiada aqui e no blog das mães e deixei pra voltar com calma. Pra sentar e apreciar. E aí qual não foi minha alegria ao ver que tem tanta atualização!

Eu já te disse, você é a minha escritora preferida nesse mundo de blogs. Tudo que você faz me encanta. Teus versos, como esses aqui de baixo, me botam doida. E teus textos me dizem tanto... Sempre.

Obrigada por ter voltado. Espero muito que você fique por aqui. Tá lindo!

E olha, na minha casa também temos esse esquema de unir a família toda pra enfeitar o nosso natal. É sempre um momento bonito, de felicidade. Adorei suas dicas, quando voltar vou tentar fazer alguma coisa assim com meus irmãos.

Um beijo grande.