domingo, 14 de setembro de 2008

Das Habilidades Precoces, Gênero-Relacionadas e Geneticamente Determinadas

Meninos.

Soundtrack: Peter, Bjorn and John - Young Folks




Transcrição de um breve diálogo passado no interior de um automóvel entre 12 e 13h de um dia deveras escaldante no trânsito caótico de uma capital do norte do país, entre os personagens por hora identificados como O Caozeiro e A Caozável, respectivamente.

O Caozeiro: Que som é esse?

A Caozável: Peter, Bjorn and John.


O Caozeiro: Não tem The Who?

A Caozável: Noup.

O Caozeiro: Cadê o Led?

A Caozável: Deixei em casa. Desde quando você ouve Led?

O Caozeiro: Desde sempre, ué.

A Caozável: Sempre é muito tempo, cara. E você nem existe há tanto tempo assim.

O Caozeiro: Hahaha. Não vi a graça.

Breve silêncio. Brevíssimo.

O Caozeiro: Por que não trouxe Who e Led?

A Caozável: Nada demais, só não lembrei. Pode mudar se quiser.

O Caozeiro: Tudo bem, deixa rolar o Peter Bjorhahuhohae.


Pausa reflexiva.


O Caozeiro: Não lembrou de trazer Who e Led?

A Caozável: Ninguém é perfeito.

O Caozeiro: A Análise é perfeita. ("Análise": codinome dado pelo Caozeiro a uma menininha, depois de descobrir que "analisar" significa "examinar detalhadamente, parte a parte")

A Caozável: A Análise ainda nem tem peito, guri.

O Caozeiro: Ela tem peito sim. Só que não dá pra comparar o peito dela com o seu. Você é muito mais velha que ela.

A Caozável: Ei, garotinho, aprende uma coisa básica. Não se diz pra uma mulher que ela é muito mais velha que outra; se diz que ela é mais experiente, mais madura, mais qualquer coisa que não seja “velha”.

O Caozeiro: Por que?

A Caozável: Eufemismo.

O Caozeiro: Que é eufeminismo?

A Caozável: EU-FE-MIS-MO. É quando a gente diz alguma coisa de um jeito sutil. Tipo trocar “velho” por “pessoa de idade”, “feio” por “simpático”, “gordo” por “forte” ou “fofinho” e por aí vai.

O Caozeiro: Se eu te chamar de pessoa de idade?

A Caozável: Aí não é eufemismo, é sacanagem.

O Caozeiro: Rá.

A Caozável: Humpf.

O Caozeiro: Viu o desenho que te deixei em cima da cama hoje de manhã?

A Caozável: Vi. Tá pronto?

O Caozeiro: Quase. Faltam uns retoques só.

A Caozável: Por que os olhos são tão grandes?

O Caozeiro: É um mangá. Tem que ser grande.

A Caozável: Sim, ok. É “saponeiz”, certo?

O Caozeiro: Certo.

A Caozável: “Saponeiz” tem olho puxado. Olhinho. Por que no mangá eles têm o olhão?

O Caozeiro: Que é que você entende de mangá?

A Caozável: O mesmo que entendo da plantação de nabos brancos do Afeganistão: nada. Por isso a pergunta.

O Caozeiro: Não sei. Mas nada a ver. Olha você: os seus olhos são puxados e são grandes.

A Caozável: Aff, agora sou olhuda e peituda.

O Caozeiro: Não disse isso. Disse que você é igual a um mangá.

A Caozável: Olhuda e peituda.

O Caozeiro: Tá, pode ser, também. Mas isso não é ruim. Não complique as coisas. Eu gosto de mangás. Aquele desenho parece com você. e você parece mesmo um mangá, mas as mulheres são bonitas nos mangás. E o desenho ficou bonito, né?

A Caozável: Né. Ficou bem bonito mesmo.

O Caozeiro: Viu? Mangá foi um EU-FE-MIS-MO.

A Caozável: ?

O Caozeiro: Eu quis dizer que você é muito bonita.

A Caozável: eu. O Caozeiro: meu irmão, 12 anos, 7ª série, desenhista, aprendiz de quadrinhista, projeto de web master, filho caçula, único rebento varão da família e indiscutivelmente o mais talentoso da estirpe Brito – nem saiu dos cueiros e já mostra a perigosa e inata habilidade de amolecer indivíduos nascidos sob o determinismo dos cromossomos XX.

38 comentários:

Mariana disse...

Hehehehe... conversas de irmãos sempre são 'produtivas' esse tanto....

beijos

Bruna disse...

É... Mudar é bom... Mas até a gente perceber o lado bom da mudança das coisas dá pra confundir bastante a cabeça... :~
aoeihae

;**

Anônimo disse...

Flá-mais-que-irmã!
Mostra uma fotoca minha pro irmão pra ele fazer um desenho mangazento meu??? Quero ser olhuda e peituda e bonita como você!
;)

O post tá jóia rara!
Você inova sempre, e com maestria. Minha escritora preferida... Ainda te faço um estudo, verás!

Obrigada por tudo.
Amo infinito você.

Kari disse...

Amei o diálogo.
E o guri é esperto em? E, só pela conversa, a gente vê que ele é inteligente e, por imaginar o desenho, também percebo que é talentoso...
E adorei a forma dele de usar o eufemismo...

Beijão pra tu

Filipe Garcia disse...

Caramba, Flavinha, nunca imaginaria que essa conversa envolveu uma criança de doze anos. Sorri demais daqui; gostei dessa conversa bem humorada, despojada, cheia de ironias... coisa de irmão mesmo, só podia, rs.

Beijo procê

Anônimo disse...

eu fui lendo e pensando : é o irmãozinho...

essas coisinhas são ótimas!!!

Beijinhos e boa semana para você!

Van disse...

Dá pra voltar no tempo? Se eu conseguir, agarro ele pra mim e não tem pra ninguém.
;)
Beijucas Caó!

Flávia disse...

MARI, KARI, FILIPE,MI

E eu já tinha até esquecido como era ter um adolescente em casa. Todo dia é uma coisa nova... beijos!

BRUNA,

É, mas não se afugente não - uma hora tudo se centra de novo, pode acreditar. Beijo!

PATI,

Pode deixar! aí posto os dois desenhos mangazentos aqui... E nem tem nada que me agradecer. Amizade a gente não agradece: vive. Beijos, amo vc.

VAN,

Hahaha! Se dá eu não sei, mas que ele ia te adorar, ele ia! Beijucas!

Nadezhda disse...

Minha irmã mais velha é velha demais pra isso, e a mais nova, nova demais. Não me lembro de ter tido uam conversa parecida!

;)

Tiago Soarez disse...

Hahahahaha

Adorei... tanto q tive mtas lembranças com esse diálogo!

Beijão

Bossa Nova Café - textos, música e arte!

Bill Falcão disse...

Garoto "ixperto", como dizem os cariocas. E aplica nele Led e Who. Fazem bem pra saúde do corpo e da mente hehehe!!!
Bjooooooooo!!!!!!!!!!

Gustavo Martins disse...

e "o louco" trsite quando pressente que nunca vai ver olhos de mangá

KO pq?

Anônimo disse...

Nunca vi dois irmãos com um papo tão alto nível e inteligente...
hehehehhe
parabéns Flavinha... mais a ele que a vc!
auauhahuahuahuhaua
beijoss!

Flávia disse...

NADEZHDA,

A diferença de idade entre mim e o rapazinho rmquestão é de exatos 17 anos. viu como idade é relativo? Beijo!

THIAGO,

Lembrar é bom, né? Beijos!

BILL,

Opa, pode deixar. Tá virando quase uma religião, haha! Beijo!

GUSTAVO,

Olhos de mangá tristes, quando pressentem que o "louco" já não quer ver como antes... beijo, moço.

Flávia disse...

VINÍCIUS,

Pra ele eu até aceito perder, hahaha. Beijos!

Unknown disse...

muito gostoso de se ler. bjus.

Anônimo disse...

É nessas horas que eu queria ter um irmão... O garoto tem futuro rsrs. Atualizei a Casa do Poeta e o Meias Palavras. Bjus e boa semana.

http://so-pensando.blogspot.com

http://poetasreunidos.blogspot.com

www.meiaspalavras.myblog.com.br

Chantinon disse...

Deus, mais uma alma salva!
Gente de 12 que ouve Who e Led!
O que me chamou a atenção para o dialogo é o incrível poder feminino de complicar as coisas
hahahah! Desculpa! Não resisti!

Bjs!!

(trance não é tão ruim, escute Paul Van Dyk e depois me diz)

Natália Mylonas disse...

Tava sumiiiiiida ...
E essas crianças de hj em dia, tsc tsc... Se acham as donas da verdade .
Adoreii o seu diálogo com teu irmão .


Beiijos =*

D.J. Dicks disse...

eu nem sabia que era conversa de irmãos, pensei que fossede namorados.... Mas tava lendo evendo meu irmão (aquele , o homem da minha vida) e eu em uma conversa. Gostei muito....
Muito memso

PARA ACABAR.... Ja assistiu Kill Bill?

Taynar disse...

APROVEITAAAA!!!

Vai por mim, aproveita o teu irmão, agora, nessa idade.
Enquanto tu ainda és a mulher da vida dele.
Que de repente, quando menos tu estás ligada, ele sofre um BOOM!, e é um homem.
Ai vais tentar chamar a atenção dele, sendo Mangá ou não, e nada.


Quanto ao teu comentário: toda dor tem cura realmente, a gente só precisa saber conviver com as cicatrizes que a vida vai deixando...

Beijos, moça

Daniel Salles disse...

Hahahaha!
12 anos e já está com essa lábia!? E já curte Led e The Who?!? O moleque tem futuro...hehehe!

Isaque Viana disse...

Olá, Flavim...
Faz tempo que estou pra deixar um recado aqui. Mas ando tão chatinho... rs
Adorei seu irmão. Esse eu até deixaria minha irmã mais nova conhecer. Ela tem 13.

Enfim, aquela coisa de sempre, tá?

Flávia disse...

WALTER,

Beijos ;)

DANIEL,

e esse é daqueles que sempre supreende. Beijo!

NATALINHA,

Uma hora tinha que voltar, rs! Beijo!

EXTASE,

Assisti sim, adoro aquela cena de luta entre a Uma Thruman e a Lucy Liu... pq? Beijão!

TAYNAR,

Ah, e ele tá nessa de começar a namorar... de querer coisas de guri mais velho... e eu tô sendo promovida de irmã (muito) mais velha a confidente e conselheira. Não é bacana? Beijo!

CHANTINON,

Influenciado desde o berço, querido! E mulheres, tenho que admitir... são complicadoras em ALGUMAS coisas, mesmo. Anotada a dica. Beijo!

DANIEL SALLES,

bons genes, moço... beijos!

ZAC,

Podia, né? Já pensou, a gente parentes? Beijos!

Tyr Quentalë disse...

Flah,
ri um bocado com esta conversa que rolou entre as personagens Caozável e Caozeiro (vc e seu irmão), isso mostra a criatividade que pré adolescentes podem ter e como eles inventam e distorcem as coisas ensinadas para eles.
Mas por enquanto, você tem presentes lá no Pandora's Box. ;)

Ciça. disse...

Ótimo! Não imaginei que fosse um menino de 12 anos.


:*

Anônimo disse...

ah que medo dessa famíliaaaaaaa!

muito boa tua transposição.

;)

Mila Cardozo disse...

Se vc é este assombro de escritora mana... e este teu mano é de longe o mais talentoso da tua familia... acho que tenho medo do guri!!! hauahauahauahua...
Tão fofo quando a gente ve eles crescerem... e se tornando algo tão grandioso quando a gente gostaria de ser... Lindo isso... linda vc!!!!
Te amo de montão viu!!!!
Beijos Mila

Fernando Ramos disse...

Que singelo, Flavinha. O que gostei foi de pensar que fosse alguém da mesma idade tua, um affaire. Bom diálogo!

Amanhã vejo o rsto que falta. Estou mais uma vez no rodízio dos blogues.

Beijocas.

Flávia disse...

TYR QUENTALE,

AMEI o presente! já fui buscar, e em breve estará por aqui, devidamente postado, agradecido e repassado. Beijo!

CIÇA, FERNANDO,

Pois é, 12 anos quase 13 - maior do que eu e já falando grosso e fazendo a barba... a pergunta é quem tem a idade de quem - eu tenho a dele ou ele tem a minha? Beijo!

CLAUDINHA,

Tenha não que aqui é tudo gente boa, rs. Beijo!

MILA,

Menina... dá um orgulho, sabe? Coisa melhor do mundo... tão boa quanto saber que se tem irmãos de alma assim, do outro lado do país e ao mesmo tempo tão pertinho, como você,que eu amo tanto... beijos!

Rodrigo Carreiro disse...

... E a puberdade chegando ehhehe

Auíri Au disse...

A verdade para mim, pode ser a mentira para você?!!!!!
Sua fotografia ao fundo está magnifica!!

Beijos

Sunflower disse...

QUEM é ele pra te cobrar ter esquecido Led? Eu tinha dado um pedala, e quando ele perguntasse o porquê, respondia que o mundo é hardcore, que ele deve sempre estar preparado paras rodinhas, e nunca ter medo de dar um mosh.

(É clro que nunca fiz nenhum dos dois, meda das peitchocas se machucarem)

beijas!

Flávia disse...

RODRIGO,

Puberdade e "aborrecência", querido... beijos!

AUÍRI,

Alguém acaba de fazer uma blogueira feliz, rs!! Beijos!

SUN,

Agora vc me esclarece, bela: o que é mosh?? Beijo!

Alessandra Castro disse...

Acho importante mudar, só não vale alterar a propria essencia.

C. disse...

ai, me estourei aqui =X
tão pentelho qto fofo, o menino =]

ei. eu nem sabia(ou n lembrava?) q tu tinha irmão menor.
mas antes de tu dizer imaginei que fosse algo do tipo, ou um primo...

^^

xÊro xÊro xÊro

Anônimo disse...

Que saudade destes textos...

Ainda bem que voltei aqui, e espero permanecer durante muito tempo!!

rsrs

Biejos caozável

Anônimo disse...

O garoto tem futuro.