terça-feira, 4 de novembro de 2008

Enigma do Dia

Alguém já reparou que quando a gente propõe a verdade para determinados "uns" é como se para eles, muitas vezes, soasse algo do tipo "tire toda a sua roupa, fique completamente nu e passe horas a fio de pé e com os braços levantados sobre um pedestal do outro lado da rua"?

A verdade, para "uns", só não é mais assustadora que a morte. Ou é.


E não, isso não tem endereço certo. É só uma constatação, inaugurando a semana de (des)necessárias constatações.


42 comentários:

Anônimo disse...

olá.


realmente a verdade é boa para um e muitas vezes horrível para os outros.

achei interessante a comparação com o nu.


sorte e luz.

Anônimo disse...

Estava aguardando seu próximo post e sou agraciado com ele e sua forma leve de escrever. Sou muito grato pela oportunidade de lê-la!

A verdade é um principio tão complicado, tanto ou mais que a própria morte. É um enigma.

Abraço, até breve,

R.Vinicius

Anônimo disse...

Ufa! Ainda bem que não tem endereço certo! Pretendo mandar para alguém. ;)

Mas às vezes nós mesmos nos colocamos como donos da verdade e o ser afrontados nos dá vontade de mandar o outro colocar uma melancia no pescoço e sair passeando por aí. Sempre tem os dois lados... :)

Ah, e como você está? Fiquei preocupada. Foi só de raspão, mesmo?

Beijinhos, menina

Anônimo disse...

Para mim nada é definitivo. Nem a verdade, nem a morte.

Tem quem ache que a verdade é uma mentira bem contada.
Tem quem ache que tem vida depois da morte.

Como poderemos ser definitivos...

Este é um comentário (des) necessário, mas uma bela constatação.

Beijo Flávia

Ruberto Palazo disse...

Sábia constatação hermana...
Talvez por que eles vivem tanto tempo ignorando a verdade e construindo personagens que esquecem o que é verdade ou não sabem mais deixa-la vir a tona...

Beijos

Renata Silva disse...

Pode não ter endereço certo mesmo, mas realmente é uma realidade.
Triste, mas real.

Grã disse...

Eis uma grande mentira: A verdade!

Não estou defendendo os "uns", só quero te provocar!

1000 Bjs

Ingrith disse...

Ah, mas ouvir, aos 26 anos de idade, que tenho que tomar uma taça de vinho todos os dias é mais assustador que a morte!!!! hahahahaahahah

Ps. qdo for indicar o vinho pros seus pacientes, certifique-se que eles sejam maiores de 50 anos hahahahahahaha

Cris Medeiros disse...

A verdade é assustadora. Por isso vivemos num mundo dissimulado...

Beijocas

Anônimo disse...

É bem verdade mesmo, Flavinha.
Beijo

Anne disse...

Minha querida, tem gente que se acostuma tanto a nao utilizar ou conviver com a verdade, que ela é mais obscena ou pavorosa do que a morte, com certeza. Acho até q quem costuma mentir ou OMITIR, acaba se acostumando tanto com isso q acredita mesmo q sejam verdades...

Triste, mto triste.
Postei hj, sobre o que conversamos ontem...aliás, sobre o q eu senti a respeito. Veja lá, tem mta coisa que temos visto ultimamente...

Espero que vc esteja bem! Conta comigo sempre, sabe q amo vc de montão! Beijos, linda menina, minha mana querida!

Altavolt disse...

Flavinha, pode deixar que mesmo sem endereço certo vai atingir milhões, porque as pessoas, hoje em dia, parecem se pelar de medo da verdade e das atitudes verdadeiras. Mais vale a falsidade e a dissimulação do que a constatação da verdade nua e crua. A verdade às vezes dói e as pessoas preferem se enganar e enganar os outros. E eu não estou falando daquelas verdades cruéis e desnecessárias como: "Nossa, só 30 anos, vc parece ter bem mais!" Tá cheio de sem-noção por aí que adora dizer esse tipo de coisa alegando que é muito sincero. Maldade pura. Agora, tirar a máscara de vez em quando e assumir algumas posturas firmes e sérias, aí já é pedir demais. Pedir desculpas, então, nem pensar, são todos infalíveis!
Suas constatações são sempre muito necessárias, minha linda! Na escuridão, acenda uma vela! Beijão pro cê! Altamir.

bete disse...

a verdade tem tantos lados...
eu bem sei que adoro ser dona dela, mas nunca consigo. posso ser dona da minha, masa minha, é a sua?

bj. lv u.

Anônimo disse...

A necessidade da verdade realmente não pode ter endereço certo... o medo dela é que faz com que as pessoas tornem o mundo sempre um lugar mais difícil de se viver!

.a nega do neguinho. disse...

Para uns muitos né Flá?

:)

Rodrigo Carreiro disse...

Eu tô nesse mesmo pensamento. E eu prefiro SEMPRE a verdade.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ou é Flávia.
Bjitos!

Flávia disse...

AFOBÓRIO, DAMA DE CINZAS, PATTY, VINÍCIUS,

Sei lá, por mais feia que pareça, horrivel mesmo é o engano, a dissimulação, essas coisas todas que fazem a gente desacreditar das pessoas.

RODRIGO,

Menino, vc é um amor, viu? Mas esse post não tem nada de leve, nem de poético. É ua constatação que eu realmente preferiria não fazer...

MI,

Não, não tem, rs. E sim, tá tudo tranquilo, até o susto tá passando... conto melhor pra vc depois :)

PAULO,

Eu realmente acho que algumas coisas são relativas e dependentes do ponto de vista de quem vê. MANSS também acho que ainda assim, algumas verdades nunca perdem a prerrogativa de serem verdades, apesar de não serem definitivas. Meio confuso, né?

PAVÓN,

PERSONAGENS. Essa é a palavra que mais me angustia hoje.

RÊ,

Muito real.

GRÃ,

Acho que vc não gostaria de defender "uns", rs. Obrigada pela visita, bem vinda!

ANNE,

Ai, linda... eu não sei nem se o problema é de quem se acostumou a mentir ou de que se acostumou a enxergar o que quer, sabe? Às vezes a gente acaba alimentando isso e se alienando. É muito tênue a linha que separa as duas situações... tô passando lá no Chá pra ver. Amo vc, obrigada por tudo :)

ALTAMIR,

Pois é, querido. A verdade dói... mas eu acho que a mentira dói mais. Mentir pra si mesmo, então, nem se fala - é o jeito mais bizarro de auto-negação que pode existir. Quanto a reconhecer os próprios erros e pedir desculpa, isso eu já perdi definitivamente a esperança de que seja, um dia, uma prerrogativa de todo mundo.E sim, acenderei uma vela :)

IÁ,

Tem, amiga. A gente só não pode escolher o lado menos verdadeiro dela...

NÊGA,

Ô...

RODRIGO,

Idem.

MARIA,

Eu não seria nem que me esforçasse com rigor e disciplina para isso. Mas tudo depende de quem convive e de como encara, né? Para mim é f*, mas tem quem leve numa boa...

LUSINHA,

Definitivamente, é.

Flávia disse...

Ui, esqueci os beijos, tão aérea que estou hoje. Beijos a todos e ótimo dia!

Kari disse...

Ah não Flavinha, acho que contatações são sempre necessárias....
E sim, a verdade para uns é aterrorizante... Não sei porquê!

Beijão

Adriano Queiroz disse...

Verdades assustam.
Nós gostamos de assustar, não é?
E tb ficamos um poucos assustados em certos momentos.
É o jogo. É a vida.

Fico feliz que tenha gostado do conto "Na Antessala".

Obrigado e abraços.

Bandys disse...

Flavia,

Às vezes o que é verdade pra mim pode não ser pro outro..
Já ouvi e já falei..Não comparei com a morte, só metaforicamente falando.

De qualquer maneira, seu texto é uma bela reflexão.

Beijos ☺

Edna Federico disse...

Você tem toda razão...tem certas pessoas que simplesmente não aguentam a verdade, por isso preferem viver uma vidinha.
Beijo

Felipe Lima disse...

Mas a verdade não é isso mesmo, flávia?

Belarmino disse...

O teu post, você falou para um rapaz que não é poético?
Pois saiba que da forma que você colocou a verdade, é sim uma forma de poesia, até a morte, por mais horrível que seja pensar nela se transforma em poesia.

Agora... eu prefiro morrer a ficar nu, horas a fio com os braços levantados sobre um pedestal na rua...

Beijos

Alexandre Lucio Fernandes disse...

Exatamente meu bem. A verdade para uns é tão massacrante que uma tempestade parece envolver a sua aura logo depois de ouvi-la.

Tem uns que aumentam tanto que dramatizam como se estivessem num palco de teatro.

Olha, por mais que doa eu prefiro a verdade. Assim caímos em si e finalmente buscamos suprir as necessidades e a consertar nossos erros e falhas.

A verdade que eu deixo aqui é que
tu és adorável.

Grande Beijo Flá.
Boa semana
;)

Anônimo disse...

É triste mesmo.

E acho que posso dizer mais. Para alguns 'uns' nem a verdade, nem a morte assustam mais. E então, acreditam reter todo o poder e fazer das vidas de quem considera o contrário um jogo sujo e mal lavado.
Mas, há os 'poréns', cedo ou tarde.

Beijo pra ti, amiga-metade-minha.
Amo vc infinito. E estou aí.

Fátima disse...

pois é Flavinha... (veja só, já até a chamo de "Flavinha"), somos duas então que precisamos de exorcismos.
E dos bons, diga-se de passagem... porque as visitas de fantasmas só fazem nos deixar com mais medo e mais inseguras.

***

E sim, a verdade é para o fortes!

Anônimo disse...

Lindona!
Ótima semana pra você, cheinha de constatações.


beijos

Junkie Careta disse...

Primeiro: quase corto os pulsos de chorar com o "pequeno milagre"(eu ando tão à flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar...)

Depois. A sua constatação e comparação foi absolutamente deliciosa(lembrei de uma certa pessoa que conheço...)

E por último: quando vc tiver um tempo, apareça no spleen rosa chumbo, estou falando sobre fazer as coisas e por a culpa no vinho...

Mayana Carvalho disse...

eu realmente me recuso entender porque existem tantas pessoas que preferem viver uma mentira se auto enganando, ao invés de viver uma verdade.. por mais que doa a verdade é a verdade... você tem conciencia de que tudo a sua volta é do jeito que é...

Medo mesmo eu tenhoo é das coisas falsas que são capazes de despertar uma decepção imensa quando descobertas.

Beijos

Gustavo Martins disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Na verdade, a Verdade não existe. E como o ser humano teme tudo que não existe - como ele teme a Deus, por exemplo - ele morre de medo da Verdade.

(www.osfilhosdoshippies.blogspot.com)

Anônimo disse...

Pois olha, Flavinha, acho que cada um de nós tem um pedaço dela (Verdade). O problema é juntar todos nós, cada um com um pedaço dela, e querer que conversemos animadamente, sem atrito. A maioria ainda acha que, por ter conhecimento de determinada faceta, entende do resto também.
Mas quando junta um povo que sabe de suas limitações, e escuta o que o outro tem a dizer, acrescentando conhecimento ao que já sabe, aí fica bonito.
Ainda é meio raro, mas a coisa vai progredir. Espero.
Grande beijo

Anna Bueno disse...

A verdade não e abosluta e cada um tem a sua e eu nao abro mão da minha...Tenho preferido usar a expressão "meu lado da verdade".

Anônimo disse...

Estou ouvindo uma canção, enquanto lhe escrevo este comentário-recado.

Tua constatação foi um fato do qual a senhorita não queria ter conhecimento, mas a vida é assim - cheia de constatações.

Eu mesmo constatei o quão simpática a senhorita é e a forma do teu talento ganhando as linhas. Constatei também o quão sensível e forte a senhorita é. Claro que minhas constatações são agradáveis e eu gostaria de tê-las feito há muito tempo, pois há muito tempo significaria conhecê-la há muito tempo e todo tempo próximo de ti é um ótimo tempo, é um tempo de lembranças e de bons tempos. É um tempo sem definição.

A forma leve e poética da tua constatação está na sensibilidade de teus olhos, no toque de tuas mãos que aos poucos nos trás os traços da tua descoberta. Muitos estão cobertos na cortina do desentendimento, vós com sua sensibilidade não estais. Lembrei do conto da caverna, escrito por Platão.

“Desta manta azul clara com qual o céu está pintado cunho em azul essas pequenas letras, para que possas guardar contigo um trecho do céu.”

Abraço, até breve,

R.Vinicius

Monday disse...

ser o que se é, falar o que se pensa (favor não esquecer o respeito e a educação), agir de forma natural ... não sei, sempre me pareceu que a verdade é uma coisa tão simples! Há e sempre haverá interpretações diferentes, passionalidade, tendências, a própria ignorância sobre vários assuntos ... Mentira vem com falsidade, tretas, artimanhas, disfarces em forma de omissões tendenciosas (quando se "omentiu"), mentira sim não tem nada de natural. Pode até ser conveniente, em ocasiões ou na vida inteira, mas a verdade sempre me pareceu tão simples e natural ... será que é porque muitos de nós não aceitam a própria realidade, que nem sempre é das mais prazerosas? Não sei ao certo. Mas a verdade continua parecendo algo simples, fácil e natural, sem maiores segredos ou adjetivos ...
bjks, menina

*Raíssa disse...

É, já reparei isso. Azar o dessas pessoas, porque gosto muito da verdade e procuro falá-la sempre.

Adorei o sentimento wireless! Foi genial!

Beijos, Flá!

Flávia disse...

KARI, ADRIANO, ALF,

Quem descobrir primeiro, me conte, por favor...

BANDYS, JOCIVAN, ELIANNE, ANNA,

Tocaram num ponto crucial: cada um tem sim, a sua verdade. E, por isso mesmo, a gente precisa saber ouvir, tentar entender, se colocar no lugar do outro. Pra deixar de relativizar tanto as coisas e chegar no tão desejado entendimento. E, pra isso, a gente tem que se abrir, né?

EDNA, CHARLOTTE,

sim - por mais que em alguns momentos pareça uma fraqueza, a verdade é pros fortes...

BELARMINO, JUNKIE, ADRIANO,

E no fim das contas não é isso mesz?

PATI,

Eu tenho MEDO desses.
Obrigada por estar aqui. Amo vc :)

CELINE,

Pra você também, bonita :)

MAY,

Eu tenho MEDO desses [2].
Bwm vinda por aqui, moça. Obrigada pela visita, volte sempre que quiser - a casa é sua!

GUSTAVO,

Tira a camiseta, querido. Vc é mais.

MARIA,

Nem pensei nisso. Pensei justamente nessa abordagem que você colocou. E é justamente isso que eu não conseguiria nem que me esforçasse espartanamente para - porque eu tenho uma necessidade insana de me escancarar, de me mostrar, de ser vista e entendida, então eu invariavelmente me exponho MESMO e me quebro toda, mas eu seria uma sombra de mim se não fosse assim. Não sei onde isso se enquadra - talvez até seja um certo grau de masoquismo, mas o fato é que é uma das minhas características mais marcantes. E também não sei se isso é bom. Às vezes é, noutras é péssimo.

RODRIGO,

Menino, vc é um encanto! Muito obrigada - pelo recado, pelo abraço, pela presença... obrigada mesmo =)

MONDAY,

Pra mim também é natural... ok, não pretendo posar de santa e dizer que NUNCA menti, isso é irreal. Tenho as minhas nódoas. Mas NUNCA deixei de ser sincera. Porque sei que dói estar do outro lado.

RAÍSSA,

E tem coisa mais wireless nesse mundo? :)

Beijos a todos!

Jana Lauxen disse...

A verdade é uma só, e nem sempre está de acordo com os interesses de quem a ouve.
Você quer saber a verdade ou quer que eu diga o que você espera ouvir?
Deveríamos perguntar isso toda vez que alguém nos diz:
- Ah, seja sincero.

Humanos, blé!

Anônimo disse...

é uma reflexão interessante mesmo...