quarta-feira, 14 de maio de 2008

Meme e Papo Sério


1) PAPO SÉRIO:


Essa questão foi abordada pela Ciça lá no blog dela, e eu achei tão justa que acabei trazendo pra cá. Como achei o que ela escreveu bem sucinto e explicativo, resolvi transcrever na íntegra e compartilhar com vocês a divulgação dessa campanha:


"Tem uma campanha rolando aí pela internet em prol dos direitos dos animais. A campanha quer conseguir uma Declaração Universal do Bem-estar dos Animais nas Nações Unidas. Essa decaração assegura aos animais o direito de serem tratados com respeito e menos crueldade. Para isso, são necessárias 10.000 assinaturas.

Atualmente é incontável o número de animais domésticos que são abandonados nas ruas pelos seus donos; milhões de porcos e vacas são criados para serem abatidos em sistemas industriais sem o menor bem-estar; existem incontáveis animais sivestres mantidos em cativeiro para puro entretenimento; sem contar nas crueldades que fazem com os animais de circo.

Entrem no
site e conheçam mais sobre a campanha, assinem, divulguem e e ajudem a construir um mundo melhor para todos os animais."

Eu já assinei. E convido todo mundo a assinar também - é rápido, de graça, não dói e pode fazer um bem danado a um número incontável de animais que vivem no sofrimento por esse mundão de Deus. O link estará permanentemente disponível aqui no Sabe de uma Coisa?, aí na coluna da direita (vide seção "Eu Leio"). Quem estiver a fim de divulgar a campanha levando o texto e o link do site para o seu blog, agradeço de coração.


2) MEME:

A C. me incumbiu da tarefa de listar 5 livros que amo e um que eu não leria de jeito nenhum a não ser em caso de auto-flagelação. Como existem muitos livros que amo, selecionei 5 que foram marcantes em determinadas fases da minha vida. Talvez não tenham sido os livros mais espetaculares que li do ponto de vista acadêmico, mas foram, sem dúvida, alguns dos inesquecíveis.

Dom Casmurro (Machado de Assis): livro surrupiado da estante do meu pai quando eu tinha uns 13 anos, depois de perguntar a ele, pela milésima vez, porque insistia em me chamar de "morena de olhos de cigana oblíqüa e dissimulada" e ouvir em resposta que era uma alusão à personagem feminina em torno da qual se desenvolve a narrativa - foi a primeira vez que um livro me fez pensar sobre toda a complexidade da alma humana... já perdi as contas de quantas vezes o li. E sempre me surpreendo com alguma coisa.

O Pequeno Príncipe (Saint-Exupéry): Dispensa motivos. E eu não tenho pudor nenhum em assumir a minha idolatria por esse livrinho. O meu exemplar tem 23 anos de existência (a primeira leitura foi feita nos meus remotíssimos 7 anos de idade) e já está meio amarelado... mas a maneira simples e emocionante de falar sobre amizade faz com que a estória seja atemporal, e sempre me tira sorrisos e me traz lágrimas aos olhos. É, eu sou chorona - essa cara de blasé aí na foto é a maior potoca do mundo.

O Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos): Variação sobre o mesmo tema: amizade. A primeira leitura foi feita nos meus 12 anos. Também dispensa motivos, também me leva às lágrimas, também me tira sorrisos... Ressaltando que a história é um relato da infância do autor e aborda temas delicados como conflitos familares, mudanças e o ruir das primeiras ilusões. Irretocável e imperdível.

Antologia Poética (Carlos Drummond de Andrade): porque eu amo Drummond, sempre amei e sempre vou amar (e nesse "sempre" se incluem todas as minhas encarnações vindouras). Acho que não precisa mais...

As Cem Melhores Crônicas Brasileiras (autores diversos): é o livro da vez. A melhor aquisição que fiz no ano. Classificado cronologicamente, por décadas; o organizador, Joaquim Ferreira dos Santos, teve o cuidado de escolher trabalhos muito representativos de cada período, numa precisa e deliciosa mostra do que de melhor já se escreveu nesse gênero, no país. A leitura das mais de 300 páginas é só prazer: o livro traz Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Fernando Sabino, Rachel de Queiroz, João do Rio, Lima Barreto, José de Alencar, Rubem Braga, Vinicius, Oswald e Mário, Graciliano, Paulo Mendes Campos, Drummond, Millôr, Clarice, João Ubaldo, Cony, Ferreira Gullar, Jabor e tantos outros craques da nossa literatura. Biscoito fino, daqueles que a gente saboreia estalando a língua de gosto...

São poucos os livros que eu transformaria em calço de mesa ou coisa parecida, mas existe um que, sem dúvida, teria esse vil destino: A Lira dos Vinte Anos (Álvares de Azevedo). Perdoem-me os fãs do autor e os críticos, mas eu não sou nem uma coisa nem outra, sou apenas uma humilde e ignorante leitora, então estou liberada para dizer que não gosto - o livro in-tei-ro tem aquele tom depressivo dos poetas românticos acometidos pelo "mal do século", aquela coisa de morte, tristeza infinita, amor não realizado, versos com elementos do tipo "catre imundo", "corpo decrépito", "alma agonizante"... e eu sei disso porque fui O-BRI-GA-DA a ler no último ano do colégio. Calço de mesa, na melhor das hipóteses.

Repasso a tarefa para Juliana Caribé, Camilinha, Fê Probst, Petê e Oscar. E até o final da semana volto pra repassar os presentes que ganhei. :))


Beijos!

UPDATE:

Tem post novo da Mila no Espasmos de Riso Descontrolado, minha gente. Vocês conhecem alguém que já tenha tido problemas de vesícula? O cidadão enjoa só de pensar em comida... Pois bem: coloquem essa pessoa no meio de um engarrafamento, com purê de batatas no estômago e uma aguinha duvidosa ao alcance da boca... o resultado (desastroso) desse mix tá lá. Não deixem de ler!

37 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Flavinha, querida,

Deixei um comentário enorme agradecendo o seu carinho, elogiando suas escolhas e dizendo que já havia assinado a essa petição, mas ele deu "erro de duplicidade" e se perdeu... Então, resumi a parada pra popupar a sua paciência.
Claro que vou postar, e assim que estiver no ar, eu venho aqui te avisar.
Obrigado pela lembrança!
Um beijo com carinho!

Flávia disse...

Ah, querido, relaxa... como dizia o meu antigo professor de educação física do primário (cada vez que eu errava a mão na bola de vôlei porque estava elaborando mais um plano infalível pra fugir da aula e andar de skate), o importante é participar...

Agradeça a lembrança não, moço. Ela é full time. Beijão!

Gustavo Martins disse...

Fla:

Tá tudo resolvido, aparentemente, tá? Obrigado pela força. Sabe o que me deixou triste? É que a gente sempre acaba tendo que afastar pessoas da nossa vida. Porque colocam a gente nesses becos, hein?

Beijos e obrigado pela força. E viu como seu continho fez sucesso? Depois conta como foi a repercussão no seu blog pra atestar nossa teoria de que tem uma mídia certa para cada mensagem.

Anônimo disse...

Bom dia!
Seguinte: a parada dos animais, eu assinei, porque eu acho que nenhum ser vivo merece sofrer (à exceção dos grmistas e comedores de criancinhas hehehe...). Quanto aos livros, assino embaixo no que diz respeito ao Drummond e às Cem Melhores Crônicas.
Agora estou correndo atrás do Pequeno Príncipe, fiquei curioso por esse livro. Dom Casmurro eu tentei ler uma vez, mas eu era muito novo e não tive paciência...

Abração, Ótimo post!

Mais uma coisa:
Gostaria de te convidar para prestigiar a inauguração do meu novo blog, "FocoLibre - Todas as Paixões". Se quiser dar uma passada, etou lá em

http://www.focolibre.co.cc

Abraço e desde já agradeço!!!

(p.s.: você está linkada lá, desde o início)

Anônimo disse...

Bom dia!
Seguinte: a parada dos animais, eu assinei, porque eu acho que nenhum ser vivo merece sofrer (à exceção dos grmistas e comedores de criancinhas hehehe...). Quanto aos livros, assino embaixo no que diz respeito ao Drummond e às Cem Melhores Crônicas.
Agora estou correndo atrás do Pequeno Príncipe, fiquei curioso por esse livro. Dom Casmurro eu tentei ler uma vez, mas eu era muito novo e não tive paciência...

Abração, Ótimo post!

Mais uma coisa:
Gostaria de te convidar para prestigiar a inauguração do meu novo blog, "FocoLibre - Todas as Paixões". Se quiser dar uma passada, etou lá em

http://www.focolibre.co.cc

Abraço e desde já agradeço!!!

(p.s.: você está linkada lá, desde o início)

A que está escrita. disse...

Flavinha, vou correndo assinar a petição. Assunto muito sério.

Quanto ao desafio - você viu que eu também o fiz. Drummond e Machado entrariam na minha lista, com certeza. O Pequeno Príncipe eu também li quando criança, e dei de presente para a minha afilhada quando ela aprendeu a ler. Acho que ele toca de um jeito diferente o coração das crianças e que dificilmente quem o conhece adulto terá o mesmo amor pela história.
Esse desafio é bem interessante porque nas listas alheias eu vejo livros que nunca pensaria em selecionar para mim e gosto dessa diversidade. Mas adorei a sua lista porque poderia ser minha também!
Beijo.

Anônimo disse...

Ai flá...vc sabe que eu sou a propria rencarnaçao da Capitu ( em todas as versoes)...ne?
So nao me pergunte pq?
E quanto ao pqueno principe....eu tenho lembraças lindas...de uma bela noite de amor e ao fim de tudo ele lia esse livro pra mim com tanta alma....que nunca vi igual.Adormeci como uma flor num colo que ate hoje trago na lembrança!Era tanto amor...que nao coube nessa vida...

Nossa...esse meme me memexeu!!!

Bjo linda!

Anônimo disse...

Flávia, foi você quem deixou um comentário em bbranco lá no meu site? Pelo menos, no rastreamento parecia o teu IP...
Bom, deve ter dado algum erro, não consegui receber o comentário.

Abração!!!

(e, se não foi você, desconsidere)

Anônimo disse...

xi, foi engano... não era você mesmo...
desculpas...

Abração!

Flávia disse...

Eu tinha escrito resposta por resposta e o blogger deu erro. ÓDIO. Vamos de novo.

GU,

Fico mais tranquila por saber que as coisas já estão bem... acho que essas coisas contecem justamente para que possamos afastas certas pessoas da nossa vida - uma espécie de seleção natural para separar o joio do trigo, sabe? E não me agradeça, não. Ou melhor: agradeça ficando bem. Depois te conto sobre a reação do continho por aqui. Beijo!

JEAN, PALOMA

Queridos, muito obrigada por assinarem a petição! Esse desafio é bacana porque além de conhecer um pouco mais sobre as preferências das pessoas, a gente ainda troca idéias... enfim, Jean, eu acho que esse coment não é meu, não... até tô passando agora pra conhecer esse blog novo... dá pra clonar IP? Beijo!

TÂMARA,

Quando eu era pré-adolescente o meu pai dizia que eu era a própria Capitu - "morena-clara, alta, forte e cheia, rosto redondo, cabelos castanhos, lisos e compridos, divididos em duas tranças atadas nas pontas"... ele dizia que eu tinha a mesma naturalidade despretensiosa (palavras dele). E os olhos. Aliás, foi isso que me fez ter vontade de ler o livro. Mas agora, adulta, acho que estou mais para reencarnação da Elinor Dashwood - a moça que vive dividida entre a razão e a emoção no livro Razão e Sensibilidade... contrita, discreta, resignada... mas perseverante e transbordante de paixões. E que linda a sua lembrança... digna mesmo de jamais ser esquecida... Beijão!

Camilinha disse...

Sobre os animaizinhos - vou dar uma passadinha no site, ler e me interar sobre o assunto, porque primeiro a gente tem que entender para depois concordar, certo?!

quanto aos livros - você tem, sem dúvdia, um ótimo gosto literário. Todos os livros citados são ótimos...

Obrigada pela lembrança e, assim que puder, volte lá, com seus pés descalços e veja minha lista de livros prediletos...

beijos daqui...

leila saads disse...

Eu gosto tanto da Lira dos Vinte Anos! Tô olhando pra ele agora! Álvares da Azevedo tem lugar reservado na parte nobre da minha estante! hahaha! Mas gosto é gosto!

Vou entrar agora no site da campanha, acho justa.

Beijos!

Anônimo disse...

Tchê, é o seguinte: obrigado pelo elogio lá no FocoLibre.
Dois: Não, eu não parei com o Demián Calixto, está ativo e paralelo ao FocoLibre.
Três: "Condição" estava de tirar o fôlego mesmo, já era hora de alguém escrever algo mais intimista, visceral e precioso.
Quatro: Até dá pra clonar IP, mas eram apenas números parecidos, eu me enganei mesmo.

Grande abraço!!!

Mila Cardozo disse...

Mana,
passando pra dizer que te amo de montão, que vc é a pessoa mais doce do mundo e que Pequeno Principe é livro de cabeceira!!! hauhauahauhaua
Beijos Mila

Anônimo disse...

Amiga Linda...
Obrigada por TODOS os sorrisos dos dias... pela força, pelas palavras, pelo ombro... por querer saber das minhas coisas, o que me faz sentir viva, por me deixar ser o mais próximo de mim.
As aulas foram boas, mas melhor ainda foi lembrar o tempo todo de vc nelas.

Pena ser só 5 livros, não é?! Ainda bem tbm q não passam esse tipo de brincadeira pra mim... Imagina, 5(mil)!!!
E a Mila tem razão! 'O Pequeno Príncipe' é de cabeceira da humanidade! Eu voto para que vire ladainha, quem sabe reverta em mais atitudes...

Amo vc infinito.
beijo, beijo, beijo.

.raphael. disse...

Flá... gostei de ver Dom Casmurro na primeira! Eu quero ler o das crônicas mas ainda nao tive tempo($$) de comprare tb to sem tempo pra ler... mas quero lê-lo!

Quanto a Lira dos Vinte Anos acredita q foi o primeiro livro que eu comprei!? Achei muito bom quando li, mas hoje não leria novamente!

Beijaoo!!

Flávia disse...

CAMILINHA,

Beleza, linda, tá valendo mesmo assim! Epode deixar que vou lá fuçar a sua lista, rs. Beijão!

LEILA,

Ah, eu sabia que isso de detonar a Lira dos Vinte Anos ia dar pano pra manga, huahuahua!! Até me desculpei antecipadamente... mah num sei, mulé, eu li e juro que o fiz com carinho... mas não consegui gostar. Valeu por aderir a campanha! Beijão!

JEAN,

Ih, agora eu amarelei com esse papo de clonar IP... e ficou mt show o blog novo. Beijão!

MILA,

O Pequeno Príncipe rules!! E amo vc gigante, também... beijos!!

P.,

Huahuahuahua... eu ia passar pra vc, mas pensei na confusão que ia ser listar só 5 livros!!! E não me agradeça por nada - nada, nada, nada. O que tenho recebido de vc desde que entramos na vida uma da outra, é infinitamente mais nobre que cada sorriso desses que ajudei a nascer. Você é MINHA AMIGA. E eu sou sua, também - com a maior incondicionalidade que uma amizade possa ter. Eu amo vc. Beijo!

RAPHAEL,

Eu passei um peregrinando de livraria em livraria até arrumat tempo ($$) pra comprar, rsrsrs... acabei comprando via internet mesmo, por um preço bem mais em conta ao praticado nas livrarias convencionais, mesmo com o frete. Se quiser te passo o site depois. E olha aí mais um falando da Lira, rsrs... quando eu li, tinha 17 anos, pensei "cruzes, esse moço só pensava em morte, não é a toa que morreu tão jovem"... acho que a história do autor acabou influenciando na minha reação de não curtir muito a leitura. Até tentei ler de novo, mas... beijo!

Anônimo disse...

Querida, ótimas as tuas sugestões. O único que realmente eu não gostei foi Dom Casmurro, que tu vai entender passando no meu blog =D

Beijos!!

Caio "Sáraqui" disse...

Garotinha PP!!!

Eu já li Dom Casmurro e alguns contos do livro "Cem contos..."


Muito bom...Ah, já falei que sou um pseudo-falso-mequetrefe-escritor?

^^

Estou planejando um livro...^^




Beijo, PP!

Leu aquele texto(Doutor: Eu te amo)?

Heliarly F. Rios disse...

Flávia vim aqui no seu "chat" dizer que fiquei sabendo ainda em "off" que em julho terá um blogcamp no RJ e você não terá desculpas dessa vez.

Te aviso assim que souber de mais detalhes!

Beijos,

Nathália E. disse...

Eu já assinei e já indiquei esse site pra umas milhares de pessoas. Rs.
Foi o que eu disse pra Ciça: Não sou fã de animais, mas falta de respeito não admito.

Beijo!

Flávia disse...

BIA,

Eu li o teu post, hehe... pensei a mesma coisa que a Leila pensou quando leu aqui que eu não gostei da Lira dos Vinte Anos. Cada leitor tem a sua forma interpretação, né? Também adorei as suas indicações. Beijos!

CAIO,

Queridón, se sair mesmo esse livro não deixe de avisar. Quero um exemplar autografado - amo o seu estilo de escrita. E sim, eu li!! E adorei. Só não comentei por falta de tempo. Mas tô indo lá deixar minhas pegadas, rs. Beijo!


HELIARLY,

como é que vc fica sabendo dessas coisas?? Se for em julho eu vou sim, mas é o seguinte: é meu aniversário em julho e quero festa!! Beijo!

NAT,

Linda, valeu mesmo. O importante é isso: respeitar. É com respeito que a gente consegue conviver decentemente auqi nesse planetinha. Beijão!

Sunflower disse...

sou uma vegetariana enrustida.

beija

Anônimo disse...

Bom, pela primeira vez visito seu blog e confesso que fiquei maravilhado com suas palavras e sua forma sucinta e bem descritiva de postar. Parabéns! Ah, já te linkei!

Tay disse...

Já assinei, repassei, coloquei uma foto do meu cachorro lá.. e até tinha deixado um coment aqui, mas se apagou na hora que confirmei...

bjusssssssss

Flávia Brito disse...

SUNFLOWER,

Me too, baby. Beijos!

VINÍCIUS,

Querido, muito obrigada pela visita, pela simpatia e pelo link. Passo lá no seu espaço pra conhecer vc melhor e pegar o seu também, mais tarde - que agora tô estouradaça... precisando de banho, cama e cobertor... cê me espera? Beijo!

THAIS,

Ah, vc é uma fofa, sabia? Obrigada de coração por aderir e divulgar a campanha Beijão!

Tiago Soarez disse...

Flavia

Eu estava (e continuo) justamente escrevendo um texto sobre animais abandonados e achei ótimo esse seu post! Só me motivou mais. Adoro animais e não gosto de saber q eles estão sofrendo. Para mim, infelizmente os animais já não tem lugar no mundo.

Sobre o Meme, podem me chamar de chato, mas eu não conseguiria respondê-lo. Por que? Simplesmente pq tem mtos livros q eu jamais conseguiria ler. Quais, por exemplo? Código Da Vinci, Anjos de Demônios, O diabo Veste Prada etc...

Beijos...

Bom fim de semana!

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Entrei no seu blog, por Oscar luiz, e fiquei feliz. Lembrei do pequeno príncipe, que até pouco tempo voltava para ler novamente. Adorei seu blog, vou adicionar aos meus favoritos.Um abraço
marthacorreaonline.blogspot.com

Citadino Kane disse...

Oi Flávia!
Aquele bacalhau te fez mal, né?!
Reclamei com o dono do restaurante, ou terá sido o vinho?
Ahahaha...
Ou quem sabe o "Lagoa Azul"? Vou pra cima do Flávio para reclamar do drink, pô! Odeio coisas estragadas... ahahaha...
Tem post sobre vosmicê Sinhorinha.
Beijos,
Pedro
P.S.: mande-me as fotos, por favor!

Citadino Kane disse...

Ia esquecendo.
Os blogueiros amigos estavam doidos para te conhecer, mas sabe de uma coisa? Ah, deixa pra lá!
Beijos,
Pedro

benechaves disse...

Oi, amiga: já assinei devidamente a petição. E desejo-lhe um ótimo final de semana com muito amor e paz.
Indico-lhe aqui um grande livro: 'Ana-não', do escritor espanhol Agustín Gomez-Arcos.

Um beijo de carinho...

Renata Silva disse...

Acabei de descobrir q preciso ler mais. E preciso rápido!
Beijos

Alê Quites disse...

Ei, linda!
Estava com saudades dos teus textos.
Bom fds!
Beijos*

Heliarly F. Rios disse...

Blz, Agente faz a festa pra vc, mas lá no Rio.


Conheci um dos organizadores no Blogcamp do Espírito Santo, pelo MSN agente conversando ele me disse que esta quase 100%, só falta a data.


TÁ TODO MUNDO CONVIDADO, SERIA UM PRAZER CONHECER TODO MUNDO DO "CHAT" DA FLÁVIA!

Abs galera!

˙·٠•● ѕεறிoτιvo ◦ disse...

=D
Nostálgica*

Meu Deus... nisso temos o mesmo gosto. o livro " Omeu pé de laranja Lima" Foi um dos melhores livros que já li tb. Incrível ele... chorei demais! rsrs
Marcante de verdade! ^^


Ray

C. disse...

aaah, ótima listinha! que bom que tu aceitou o desafio =]

fiquei com vontade de ler "Meu pé..."!
essa coisa toda dos poemas da segunda fase do romantismo eu gosto que só! mas é bem o tipo de coisa que só me agrada na literatura ou nos filmes...


xêro

Petê Rissatti disse...

Flávia, minha linda.

Estou aqui enlouquecido com trabalhos mil. Mas assim que sobrar um respiro eu respondo o memê, ok.

Tô relapso... mas tô aqui.

Beijos muitos