terça-feira, 16 de setembro de 2008

Carta Para P.

Do que é palpável, embora intocável.

Soundtrack: U2 -
One



"Querida P.,

Esta noite sonhei que lhe fazia uma visita. Não me pergunte como cheguei até aí; o fato é que cheguei – e acredite, nunca imaginei que Lorena fosse assim tão perto!

Não me lembro se havia avisado... mas de alguma forma você já sabia, e me aguardava com a porta aberta. O dia era bonito, claro, de céu sem nuvens e aconchego morno. A casa cheirava a lavanda, e era macio caminhar, sobre o chão de tacos encerados, pelos espaços circundados por paredes azuis repletos de livros, papéis e claridade.

Em sonhos, você sabe, tudo é possível e, em se tratando dos meus, então... pasme: você tinha, além das duas cachorrinhas, cinco – isso mesmo, cinco – macaquinhos-de-cheiro que seu pai havia lhe levado de presente de Tucuruí, um deles grande, gordo, peludo, branco, com uma cara bem suspeita de cachorrinho maltês (e estou literalmente às gargalhadas lembrando desse tal bichinho de espécie duvidosa), cada um com um nome tirado daqueles romances que você adora, embora não tivesse nenhum Aureliano no meio... Todos moravam em um viveiro imenso, cheio de plantas e orquídeas (não sei se macaquinhos-de-cheiro comem orquídeas, mas o fato é que os seus eram “gentlemen” e cuidavam muito bem delas) e um deles, preto, tão pequeno que cabia na palma da mão, de vez em quando virava um gato...

E passamos a manhã (e sei que era manhã, embora não houvesse relógios para marcar o tempo) conversando sobre aquelas trivialidades que fazem especiais as conversas de amigos que se querem bem, entre brigadeiros de colher e sonhos de padaria, que a sua empregada chamada Tamires, linda, simpaticíssima e que passava os dias cantarolando Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald, havia ido comprar em uma bicicleta vermelha enfeitada com flores amarelas. E no fundo do saco de papel pardo que trouxera os doces havia um biscoito da sorte – e, embora eu não me lembre da mensagem, sei que era alguma coisa muito boa, porque nos olhamos, aos risos, e dissemos “éééééééé!”...

E assim foi o dia. Leve, leve, leve. Só não sei por onde andava o nosso B., que se recusou a dar o ar da graça nesse sonho maluco, é verdade, mas lindo. Ainda nos perguntamos, várias vezes, onde ele estaria, que não aparecia nunca – dizíamos “o sonho vai terminar e o danado não aparece”... Pena. Ele teria se divertido, tenho certeza. Devia estar fotografando flores, crianças ou outras coisas bonitas em algum outro sonho por aí...

Esses são os detalhes de que me lembro. Lembro ainda de que não houve uma despedida – simplesmente me vi, de uma hora para outra, dentro de um banheiro de avião que se abria não para o avião (afinal estamos falando de um sonho meu), mas para o meu quarto, onde eu encontrava a mim mesma dormindo! E então, calmamente, deitei ao meu lado e acordei – e cá estou eu, transcrevendo tudo isso pra você.

E nem sei mesmo se tudo isso aconteceu aí na sua Lorena. Talvez tenha se passado nesse lugar onde você tanto deseja estar para começar a existir... só sei que esse sonho me deu a certeza ainda mais certeza de que estamos sempre ao lado uma da outra, embora as geografias teimem em dizer o contrário. E de que a vida é mais doce e mais vida simplesmente por saber que você está por perto.

Amo você infinito.

Beijos, queijos, cafunés e brigadeiros,

F.

18 de dezembro de 2007, exatamente às 13:55h."


Amiga-metade, publicar essa carta, coisa tão nossa, aqui, quase um ano depois, foi um jeito de não me perder desse lugar onde existir é possível. Desse lugar porto-seguro que está lá desde que acreditemos nele. Obrigada por segurar a minha mão nesse vendaval que tem varrido minhas forças, por não me deixar cair nem desacreditar que isso tudo passa, por ler o meu silêncio e me acolher no seu abraço, você que a vida inteira sempre esteve tão próxima. Amo você.

36 comentários:

Mariana disse...

Amizade é fantástica né...

E sonhos.. nossa.. quanto mais absurdo melhor!!


beijos!

Renata Silva disse...

Linda carta... de tão detalhada, nem parece sonho.
E sim, é bom ter desses amigos.

Bjs

Ingrith disse...

Que carta mais linda... Flávia, boa semana pra vc!

Camilinha disse...

lindo demais!!! amor com nome de amizade também é lindo!!! e eu adoro sonhos!


beijos daqui...

Anônimo disse...

Eu simplesmente adoro as coisas que leio aqui.

Beijo pra você, menina.

Aline Ribeiro disse...

Poxa Flavinha, que sonho mais lindo esse heim?
Deus abençoe a amizade de vcs.

Bjm

Van disse...

Lindas vocês duas!!!!
Ad infinitum.....
Beijucas

Flávia disse...

MARI,

Nem dá pra escapar dos clichês. Amizade é tesouro, mesmo. Beijo!

RÊ,

Foi um dos meus sonhos mais lindos :)
Beijo!

INGRITH,

boa semana pra vc também, linda. Beijo!

CAMILINHA,

Sonhos são essenciais, né? Sejam acordados ou não... beijos!

MARIA,

Opa, apareça mais então, será mais que bem vinda. Beijos!

ALINE,

Amém, querida... Deus abençoe todas as amizades genuínas. Andamos precisando disso nesse mundo esquecido de amar sem restrições... Beijos!

VAN,

Lindas ela, eu, vc... quer beleza maior do que saber ser amigo de alguém? Beijos!

Daniel Salles disse...

E o que é uma pessoa sem amigos?? Difícil imaginar...

Bela carta!

Anônimo disse...

Amiga-metade F.,

Lembro-me inteiramente deste sonho antes de reler a carta, sonhei junto de você. E não só lembro, como o vivo em qualquer parte do dia ou da noite, quando estou em qualquer canto desta Lorena ou outro espaço, que de repente torna-se, fantasticamente, o tão esperado lugar em que minha existência (e a tua, e a de B.) passa a fazer-se Existência. Não há algo mais pertencente à mim do que a certeza de que não sou sozinha. Antes, sentia-me numa agonia, mas era porque eu não sabia onde você estava. E agora eu sei! Perto, aí que é aqui.
Seguro tua mão, sim, para ter a minha amparada pela tua e, juntas, olharmos àquele mundo que nos inserimos, e entendemos que não há outra saída a não ser acreditar nele. Ele existe, amiga-metade, porque eu acredito que nós existimos também.
E B.? B. é a cor que os meus olhos possuem. B. é o infinito que as nossas três letras unidas formam. =D

Eu amo você infito.
Eu amo-nos infinto.

Marcos Seiter disse...

Isso é tão lindo!!!

As amizades reais dá pra contas nos dedos.

Linda carta de tua amiga. Fiquei aqui imaginando cada frase descrita na mesma.

Lindo!!!


Beijos !!!


Marcos Seiter

Poisongirl disse...

Definitivamente amigos verdadeiros estão sempre conectados e são a estrutura , os pilares da nossa sanidade.

Muito belo menina.

J. disse...

Sonhar é dirigir e atuar num filme indicado ao próprio oscar de melhor ator, melhor roteirista, efeitos especiais e fotografia. O melhor de todo sonho é contar e mais prazeroso é perceber que quem ouve gostaria tanto de ter estado ali de verdade. Amizade é o que ainda não sei de tão complexo. Inenarrável!

.a nega do neguinho. disse...

JA estava com saudades daki, e qdo vi sua carta me bateu mais saudades ainda!

saudades dos amigos verdadeiros que ficaram para trás!
=/



=*

Tiago Soarez disse...

Bela carta, escrita por uma bela mulher, que acima de tudo tem uma alma bela, para alguém muito especial!

Comovente, simples e real!

Beijos, Flá!

Bossa Nova Café - textos, música e arte!

Anônimo disse...

Quem tem amigos de verdade tem tudo! Bjus.

http://so-pensando.blogspot.com

Nadezhda disse...

Que bonito! Digo do texto também, mas me refiro à amizade. Nunca tive um sonho assim, até tive, mas foram com pessoas que não conheço, e e nem estava no sonho. Ou seja, sonhei com amizade alheia.

;)

Flávia disse...

DANIEL,

eu tenho uma definição: infeliz. Beijos!

PATI,

Você me fez chorar. Você me fez chorar... obrigada por ser sempre comigo. Obrigada pelo compartilhar das lágrimas, dos sorrisos, das angústias, das esperanças, das inquietudes, dos sonhos, das realidades... eu, que sempre acreditei que ser humano possui não uma alma gêmea, mas um mosaico de almas irmãs, só posso agradecer por saber que tanto amor - assim, infinito - nos faz ser partes uma da outra. Uns dos outros. Beijos :)

MARCOS, POISON, DAN,

como será que vive quem não tem um amigo sequer, né? Beijos!

J.,

Ah, sabe. Vc sabe :)
Beijo!

A NEGA DO NEGUINHO,

Deixa pra trás não, linda. Resgata. Amigo MESMO é bom demais pra gente se perder assim. Beijo!

THIAGO,

Thi, que saudade de vc, cara. Mesmo. Beijos!

NAHDEZDA,

quem sabe não são amizades vindouras, hein? Beijo!

Jhennifer Cavassola disse...

Que sonho em??!!
Amoo sonhar, as vezes fico feliz por algo que só aconteceu no sonho, é como se tivesse acontecido de verdade, sinto a emoção... rss

E que amizade linda!!
Parabéns pela amizade que vocês têm. Isso tem que ser preservado, principalmente no mund ode hoje.

Amei, amei, amei a postagem. beijos

Anônimo disse...

Duas coisas gostosas: amizade e sonho. O primeiro eu sempre trago colado a mim. O segundo, quando muito bom, faço como você - transformo em palavras e ele, praticamente, tem vida própria. Delícia!

Beijinhos, menina!

Tyr Quentalë disse...

Flah,
Sonhos podem ser deliciosos como este que você nos relatou. One a amizade de vocês, foi demonstrada de maneira tão forte.
Pode ter se passado quase um ano, mas ao meu ver é um momento onírico eternizado.
Abraços e Beijos!

Germano Viana Xavier disse...

amar infinito é tudo que quero.
um dia eu mostro isso a ela.

e cartas sempre aproximam.

um carinho, F.

Alessandra Castro disse...

Acho bonito pensar que amizade nada mais é do que a familia que nos escolhemos na vida. :D

Thiago Lira disse...

Voce sonha literatura
Só pode ser dom isso
=)
prometo que venho mais aqui de agora em diante viu
bjo bjo

Kari disse...

Realmente, as amizades são mais que importantes na vida. Essa semana estava lendo uma pesquisa, em que dizia que, pessoas que encontram sempre os amigos vivem muito mais felizes...
É, mas eu não precisava de pesquisas para saber disso...

Linda demais essa carta! E que dia maravilhoso deve ter sido esse...

Um beijão pra tu

Isaias Edson Sidney disse...

Você já leu LUA QUEBRADA?

Um livro para mexer com sua libido. Um romance inesquecível, pela carga de amor, entrega, paixão e erotismo no encontro nada convencional entre um professor e sua jovem aluna.

Você nunca mais será o mesmo depois dessa experiência.

LUA QUEBRADA:

Autor: Isaias Edson Sidney

ISBN: 978-85-61590-45-1

Publicação da Editora Biblioteca24x7, que comercializa obras pela Internet (edição on-line e impressa): buscar, na seção ERÓTICO (ÁREA, à esquerda), neste endereço:

http://www.biblioteca24x7.com.br

LUA QUEBRADA: PARA INCENDIAR SUA IMAGINAÇÃO!

Visite o blog:

http://luaquebrada24x7.blogspot.com/


Obrigado pela compreensão. Não é spam: você não voltará a receber essa mensagem.

Anônimo disse...

Ah Flavinha... meu Deus!
Emocionante, lindo, perfeito, como sempre! Confesso que estava com saudade desses seus textos recheados de significância, riqueza de detalhes e extremamente sentimentais... vc sabe fazer isso de uma forma tão mágica, que no caso deste texto, podemos nos sentir participantes deste lindo sonho, que só é possível para quem assim como vc, sabe o real significado da palavra AMOR!!

Parabéns mesmo!
Beijos!

Anônimo disse...

Sonho hollywoodiano, hein? Adoro ter sonhos assim. Ontem à noite sonhei com alguém tb, mas lembro poucas partes do sonho.

Homenagem bonita a amizade de vocês, de emocionar. :)

Anônimo disse...

Obrigada pela visita, moça. :)

D.J. Dicks disse...

udo o que eu posso te dizer é que...
quando realmente gostamos de uma pessoa nossas almas se tornam mais proximas e para as almas não há distancias

Taynar disse...

Que sonho lindo!
Isso me deixou com a impressão de que não sonho algo bom faz tempo.
E que também preciso de minhas amigas-metade.
A sorte é que irei vê-las hoje.

De repente senti uma saudade...

Beijos, moça

Anônimo disse...

Pra mim, não há nada mais lindo que a amizade!!
Lindo demaaaais...
Beijoooos

Anônimo disse...

Oi! Brigada pela visita lá! :)

Nossa, que linda descrição de um sonho! Ótimo texto!

Beijos!
Xu

Sunflower disse...

Nem sei a ultima vez que recebi uma carta... tá foi na pascoa, estou sendo dramática.

Não, nem troquei de nome de blog, continia Sunflower Records, fico mudando os Mastheads por mês.

Coisa de quem enjooa fácil.

beijas.

Rívea disse...

Olá, Flávia!
Tempinho que não passo por aqui. Eu boba perdendo, né?! Gosto da sua maneira de escrever verdadeira e poética!

Ahh .. amigos, o que seriamos de nós se não os tivessemos!

Bom fim de semana.
Beijo.

Victor S. Gomez disse...

São longos seus posts mas não cansam. Dá vontade de ler mais. Gostei, carta de amizade é saudável. Lindo texto.
Abraços,
victors.gomez -
projetos sociais artes